Mamãe de primeira viagem: tudo o que você precisa saber sobre amamentação
Publicado em 11 de agosto de 2022 por Metareports
Aquela primeira emoção de saber que está gerando um filho é indescritível. Um misto de sentimentos se passa na sua cabeça, tenho certeza! O medo, a felicidade, a ansiedade e por aí vai. É um mundo completamente novo que vai sendo gerado junto à criança.
São 9 meses de preparo e uma vida inteira de aprendizados, ser mãe é um trabalho para a vida inteira, talvez o melhor trabalho para quem desejou tanto ter em seus braços seu próprio filho, uma extensão do seu ser.
Mas um dos momentos mais desafiadores, nós sabemos que você mamãe passa por muitos, é a amamentação.
E é sobre esse assunto que iremos falar um pouco mais no texto a seguir. Iremos explorar o conceito de amamentação, a importância do aleitamento materno, características e funções do leite materno, dicas para amamentação, benefícios para saúde da mulher e banco de leite materno. Continue lendo para poder saber mais sobre o assunto!
O que é amamentação?
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde no longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe (BVSMS).
Nesse processo, a mulher precisa ser reconhecida como protagonista do seu processo de amamentar, sendo valorizada, escutada e empoderada.
É muito importante pedir a ajuda dos profissionais da saúde nos primeiros momentos de amamentação, pois não é um processo tão simples quanto parece e as mamães precisam ter todo o apoio e informação necessária.
Busque também apoio emocional de quem você confie, para obter compreensão, cuidado tanto da mãe/bebê como de sua família é de extrema necessidade. Este apoio irá ajudá-la a passar por esse processo que muitas vezes mexe bastante com o emocional.
A importância do aleitamento materno
O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Nós listamos alguns dos benefícios do leite materno para as crianças:
• Evita mortes infantis: Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas.
• Evita infecção respiratória: A proteção do leite materno contra infecções respiratórias foi demonstrada em vários estudos realizados em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Assim como ocorre com a diarreia, a proteção é maior quando a amamentação é exclusiva nos primeiros seis meses. Além disso, a amamentação diminui a gravidade dos episódios de infecção respiratória.
• Diminui o risco de alergias: Estudos mostram que a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.
• Melhor nutrição: O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses, e continua sendo uma importante fonte de nutrientes no segundo ano de vida, especialmente proteínas, gorduras e vitaminas.
O leite materno é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. O leite materno apresenta composição semelhante para todas as mulheres que amamentam.
As características e funções do leite materno
Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto.
A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.
O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microrganismos presentes nas superfícies mucosas.
Algumas dicas sobre amamentação
Mas sabemos que nem sempre é fácil amamentar o bebê, por isso separamos algumas dicas sobre amamentação:
• O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, completamente apoiado e com os braços livres;
• A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Importante lembrar de só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca;
• Quando o bebê pega o peito, o queixo deve encostar na mama, os lábios ficam virados para fora e o nariz fica livre;
• Ele deve abocanhar, além do mamilo, o máximo possível da parte escura da mama (aréola);
• Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado.
A amamentação não deve doer e nem machucar o peito. Caso você sinta dor ao amamentar é muito importante procurar um médico de sua confiança para realizar uma consulta!
Os benefícios da amamentação para a saúde da mulher
Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher! As mamães também possuem inúmeros benefícios ao amamentar, entre eles estão:
• Proteção contra câncer de mama: Já está bem estabelecida a associação entre aleitamento materno e redução na prevalência de câncer de mama. Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração da amamentação.
• Evita nova gravidez: A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.
• Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho: Acredita-se que a amamentação traz benefícios psicológicos para a criança e para a mãe. Uma amamentação prazerosa, os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho certamente fortalecem os laços afetivos entre eles, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurança e de proteção na criança e de autoconfiança e de realização na mulher. A amamentação é uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e o bebê e uma oportunidade de a criança aprender muito cedo a se comunicar com afeto e confiança.
• Melhor qualidade de vida: O aleitamento materno pode melhorar a qualidade de vida das famílias, uma vez que as crianças amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, o que pode implicar menos faltas ao trabalho dos pais, bem como menos gastos e situações estressantes.
Por que doar leite materno? Os bancos de leite materno
A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.
Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve:
• Ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
• É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.
As doações de leite materno em Brasília-DF são feitas nas unidades de Banco de Leite. A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, pelo site Amamenta Brasília ou pelo aplicativo disponível em IOS e Play Store.
Se essas informações foram úteis e importantes para você, compartilhe para que mais mamães de primeira viagem também possam se informar sobre amamentação. Precisando realizar uma consulta? Experimente fazer uma consulta online pela nossa plataforma Metamédico.