Manifesto Metareports: Comprometimento com a Década da Ação

Círculo colorido com a logo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) centralizada no canto esquerdo

A Metareports tem como missão proporcionar saúde a todos, mesmo onde o acesso à infraestrutura médica não é possível. Nós almejamos facilitar o acesso à saúde para que as pessoas possam usufruir de todos os cuidados básicos necessários para o seu bem, seja em casa, no hospital, clínicas ou dentro de seu próprio município, evitando o deslocamento para as capitais.

Fazemos isso por meio de uma gama de produtos que possuem um objetivo em comum, facilitar o acesso a saúde de forma justa e igualitária a todos. Pretendemos constituir um país socialmente justo, livre de desigualdades, com acesso à saúde de qualidade para todos os brasileiros e promover ações de sustentabilidade. Por acreditarmos que a saúde precisa está ao alcance de todos, nosso trabalho é feito juntamente com médicos, clínicas, hospitais, prefeituras, colaboradores da saúde e sociedade em geral.

Estamos a oito anos de 2030, prazo para que os países-membros da ONU cumpram as metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Propostos em 2015, os ODS são um pacto global que une aspectos do bem estar humano e do planeta na busca por um futuro em que ninguém seja deixado para trás.

A Metareports está comprometido com essa agenda e com a Década da Ação, um movimento de impulso ao cumprimento dos ODS. Nosso trabalho é guiado por dez dos 17 ODS. Continue lendo e conheça as ODS pelas quais trabalhamos.

ODS 1 - Erradicação da pobreza

ODS 1 - Erradicação da Pobreza

A ODS 1 afirma acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

 

Garantir o acesso a serviços básicos de saúde é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

Com grau preocupante de desequilíbrio nas contas públicas e ineficiência de políticas para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, o país terá grande desafio para reverter a alarmante precariedade dos serviços públicos.

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que milhões de pessoas não têm acesso adequado a direitos básicos, como moradia, saneamento e educação. De acordo com o IBGE, em 2017, 27 milhões de pessoas viviam em domicílios com inadequação.

Uma das metas da ODS 1 contempla a “proporção do total das despesas públicas com serviços essenciais (educação, saúde e proteção social)”. Nosso projeto ajuda a reduzir os custos com o Transporte Fora do Domicílio (TFD) e aumentar a verba de atendimento de média e alta complexidade das prefeituras.

Com as consultas especializadas sendo realizadas no próprio domicílio, por meio do Metasaúde, garantimos que a prefeitura não desloque todos os pacientes para a capital. A verba que seria destinada ao TFD poderá ser alocada para outros setores essenciais do município, garantindo melhora em diferentes serviços essenciais para a população.

ODS 3 - Saúde e bem estar

ODS 3 - Saúde e Bem-estar

A ODS 3 assegura uma vida saudável e promove o bem estar para todos, em todas as idades.

 

Saúde ao alcance de todos é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

O art. 196. da Constituição Federal garante que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Apesar disso, apenas 28,5% da população brasileira possui plano de saúde e acesso a serviços de saúde de qualidad, segundo o IBGE.

O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, apesar de inúmeras conquistas e avanços desde a sua criação, a saúde pública no Brasil enfrenta diversos problemas. É comum pacientes esperarem horas para serem atendidos, hospitais sem leitos suficientes, estrutura precária e grandes filas para consultas e tratamentos.

Uma das metas da ODS 3 contempla o “acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade para todos”. Nosso produto Metasaúde consiste na disponibilização de consultas à distância, por meio de um totem de autoatendimento, para conectar pacientes com médicos das mais diversas especialidades.

Levamos saúde para uma população sem acesso e promovemos uma melhor experiência para essas pessoas, pois disponibilizamos um totem para garantir que haverá internet, papel para imprimir as receitas médicas, atestados e pedidos de exame.

ODS 4 - Educação de qualidade

ODS 4 - Educação de qualidade

A ODS 4 assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Desenvolvimento adequado e bem estar para a população é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

A PNS 2019 estimou que 8,1% (16,9 milhões) das pessoas residentes em domicílios particulares permanentes deixaram de realizar atividades habituais por motivo de saúde. A saúde mental foi o sexto motivo mais frequente apontado na pesquisa (6,2%), em 2019.

Uma das metas da ODS 4 contempla a “proporção de crianças com idade entre 24-59 meses que estão com desenvolvimento adequado da saúde, aprendizagem e bem estar psicossocial, por sexo”. Nosso produto Metasaúde oferece todo suporte conforme a necessidade local, seja estrutural quanto de agendamento, atendemos as demandas médicas que são apresentadas no dia a dia da população local.

Por meio da consulta online, médicos podem atender, orientar, enviar prescrições, encaminhamentos, pedido de exames, emitir atestados, mesmo estando em outra localidade. Oferecemos todo o atendimento médico necessário para o bom desenvolvimento das crianças, para que elas tenham bem-estar e qualidade de vida.

ODS 5 - Igualdade de gênero

ODS 5 - Igualdade de Gênero

A ODS 5 declara alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 

O empoderamento das mulheres é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

A enfermagem é uma área de atuação historicamente construída e desempenhada por mulheres. Desde suas precursoras, como Florence Nightingale na Europa e Anna Nery no Brasil, até as profissionais de hoje, que constituem 85% da força de trabalho da área no país, segundo pesquisas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Uma das metas da ODS 5 contempla a “garantia da participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança”. Nosso produto Metasaúde necessita da ajuda da equipe de saúde local para o seu funcionamento pleno. Dessa forma, treinamos a equipe de enfermagem local para presidir e mentorear todas as consultas, de modo a trazer calor humano e confiança para o encontro do paciente com o médico especialista.

A presença da equipe de enfermagem também faz-se necessária para ajudar o médico a realizar a anamnese de forma remota.

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico

ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico

A ODS 8 promove o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

 

Apoiar o desenvolvimento econômico é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

É do conhecimento que os médicos especialistas residem nos grandes centros e, para as localidades mais distantes, a única solução é o uso do Transporte Fora do Domicílio (TFD). De Tucumã (PA) a Belém (PA) a distância média percorrida para realização da consulta é de 952 km e o gasto com o TFD fica em média de 60 mil reais, pois para levar o paciente para realização da consulta é necessário custeio de veículos, motoristas, pernoite e acompanhante para o paciente ser atendido, tudo às custas do município.

Uma consulta da regulação, com especialistas, chega a custar milhares de reais para esta municipalidade.

Uma das metas da ODS 8 contempla o “desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos”. Nosso produto Metasaúde auxilia os municípios a preservarem a verba MAC, além de gerar uma economia aos gastos destinados ao Transporte Fora do Domicílio (TFD), vez que apenas serão encaminhados à capital pacientes realmente necessitados designando um transporte efetivo.

O Metasaúde além de levar saúde a todos, ainda contribui para uma melhora na economia do município.

ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura

ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura

A ODS 9 consiste em construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

 

Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

Segundo dados do Datafolha, em pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 55% dos entrevistados avaliam a saúde no Brasil como péssima ou ruim.

O tempo de espera para atendimento foi relatado com ponto negativo por 24% dos pacientes. Outra questão alvo de reclamações foi a falta de recursos financeiros para o sistema de saúde, alcançando 15% das pessoas consultadas.

Uma das metas da ODS 9 contempla “desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos”. Nosso produto Metasaúde auxilia os municípios a solucionarem o problema de demora nos atendimentos médicos para sua população.

O Metasaúde é uma ferramenta de teleconsulta que conecta médicos e profissionais da saúde a pacientes remotamente, por meio de um Totem de autoatendimento desenhado exclusivamente para atender um público carente de tecnologia.

Com isso, os atendimentos médicos passam a serem realizados por totens no município da residência do paciente, oportunidade em que são realizadas as pré-triagens, consultas e solicitações de exames, evitando assim que a prefeitura necessite deslocar todos os pacientes para a capital de forma desnecessária.

ODS 10 - Redução das desigualdades

ODS 10 - Redução das desigualdades

A ODS 10 garante reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

 

Reduzir a desigualdade entre os grandes centros e os municípios é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

Em entrevista à Revista Consensus, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra, afirmou que “nos últimos 30 anos, o financiamento da saúde vem sendo debatido em várias instâncias, e há um consenso quanto à insuficiência de recursos para viabilizar um sistema universal, garantido constitucionalmente, em um território continental e com mais de 200 milhões de habitantes”.

Vale lembrar que, de acordo com o que está previsto em lei, os estados devem aplicar à saúde no mínimo 12% dos impostos arrecadados. No caso dos municípios, a lei aponta que os investimentos precisam ser de, no mínimo, 15%.

Considerando que a saúde no Brasil é um direito de todos e um dever do Estado, este último deve garantir que os pacientes, independentemente da região onde residem, possam ter acesso a todos os recursos de tratamento disponíveis no SUS. Porém os pacientes sentem dificuldade em serem atendidos por médicos especialistas, a avaliação feita por eles é de 52% como péssima/ruim.

Uma das metas da ODS 10 contempla “empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”. Nosso produto Metasaúde auxilia os municípios a solucionarem o problema de falta de médicos especialistas para atender de forma mais eficiente e rápida a sua população.

O Metasaúde é uma ferramenta de teleconsulta que conecta médicos e profissionais da saúde a pacientes remotamente, por meio de um Totem de autoatendimento desenhado exclusivamente para atender um público carente de tecnologia.

Para que as consultas possam acontecer de forma eficaz, disponibilizamos um totem para garantir que haverá internet, papel para imprimir as receitas médicas, atestados e pedidos de exame.

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis

A ODS 11 garante tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 

A melhoria do meio ambiente é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

O Brasil emitiu 9,6% a mais de gases de efeito estufa (GEE) em 2019, em comparação à 2018. A constatação é do 8º relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), realizado pelo Observatório do Clima e publicado em novembro. O país lançou na atmosfera 2,18 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (GtCO2e), contra 1,98 bilhão em 2018.

Uma das metas da ODS 11 contempla a “reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar”. Nosso produto Metasaúde auxilia as prefeituras a diminuírem o uso do Transporte Fora do Domicílio (TFD) e desta forma garantimos que os pacientes não precisem ser deslocados para a capital.

A Metareports obteve o Selo Carbon Free por causa dessa iniciativa, com a redução do TFD conseguimos neutralizar nossas emissões de carbono na atmosfera.

ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima

ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima

A ODS 13 toma medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima).

Combater a mudança do clima é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

Um estudo inédito lançado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) revela que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE), vilões do aquecimento global, na cidade de São Paulo.

Uma vez que o setor de transporte contribui com 14% das emissões mundiais de CO2, e representa 22,8% especificamente no caso do Brasil, é fácil perceber a importância da redução da emissão dos GEE do setor para se atingir as metas acordadas pelo Brasil.

Uma das metas da ODS 13 contempla a “emissões totais de gases de efeito estufa por ano”. Nosso produto Metasaúde auxilia na diminuição de emissões totais de gases de efeito estufa por causa da redução de deslocamento de pessoas para realizarem consultas fora do seu município.

Fazemos isso por meio de uma ferramenta de teleconsulta que conecta médicos e profissionais da saúde a pacientes remotamente, por meio de um Totem de autoatendimento desenhado exclusivamente para atender um público carente de tecnologia.

Garantindo segurança por meio de criptografia de todas as informações gravadas, além de ser desenvolvido atendendo todas as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da portaria Nº 467 de 20 de março de 2020, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes

A ODS 16 promove sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporciona o acesso à justiça para todos e prevê construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Desenvolver uma instituição eficaz, responsável e transparente é também um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais trabalhamos aqui na Metareports.

Os dados da pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para avaliar o acesso à saúde no Brasil, divulgado na data de 27/06/2018, revelam alguns dados interessantes sobre o Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil. Nada menos que 97% dos entrevistados revelaram ter procurado a rede pública nos últimos dois anos, principalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são oferecidas vacinas e consultas médicas e de enfermagem.

Há localidades em que, por razões diversas, os serviços de saúde oferecidos à população não possuem todos os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários para a atenção integral do paciente.

Das pessoas que utilizaram o SUS, 39% consideram o atendimento ótimo ou bom, outros 38% como regular e apenas 22% desaprovaram o serviço prestado, o qualificando como ruim ou péssimo. Ainda são índices de satisfação bem menores do que a média dos planos de saúde – segundo pesquisa Ibope de 2017, 80% dos usuários de planos estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos.

Uma das metas da ODS 16 contempla a “proporção da população satisfeita com a última experiência com serviços públicos”. Nosso produto Metasaúde auxilia os municípios a oferecerem uma melhora no sistema de saúde para a sua população, pois atendemos legislação constitucional ao proporcionar consultas de especialidades antes não disponíveis nos municípios.

Nos adaptamos a realidade de cada prefeitura, disponibilizando médicos especialistas de acordo com a sua demanda, evitando assim o transbordo nos atendimentos e também imprimindo e autenticando toda a documentação gerada no ato da consulta.

Navegue entre cada post