Muito além de estética: as varizes podem ser um problema de saúde

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Dr. Alexander T. Daud (CRM-DF 11981), “os locais mais comuns de varizes são na lateral da coxa, parte externa da coxa, tornozelos e pés, pois o sangue precisa fazer um esforço muito grande para retornar dos pés e pernas até o coração. Com o passar do tempo, vários fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas, causando o aumento da pressão venosa e dificultando o retorno sanguíneo. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das conhecidas varizes.

Quais são os fatores de risco para se ter varizes?

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Dr. Alexander T. Daud (CRM-DF 11981), “as varizes, elas praticamente, acometem a população em geral. Uns com o quadro mais avançado e mais precoces, outros com casos menos precoces e com quantidades pequenas de varizes.

Independente da idade você pode ter varizes a qualquer momento. O principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade, mas outros fatores também contribuem para favorecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes de quem já as tem, são eles:

  • Idade: costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem piorar com o passar dos anos. É pouco frequente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.
  • Sexo: as mulheres são mais propensas do que os homens; fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias;
  • Obesidade: o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso;
  • Tabagismo: pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros;
  • Sedentarismo: o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal;
  • Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal: mais uma vez encontramos os fatores hormonais, em especial a progesterona, que provoca a dilatação das veias.

Independente do fator, se você notar a aparição de varizes o mais adequado é procurar um médico angiologista para fazer uma avaliação e então tratar as varizes.

Tratamento e prevenção das varizes:

Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética: na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. As varizes não costumam provocar complicações mais graves, entretanto, quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações.

Na prevenção você tem a possibilidade de usar meias elásticas e alguns tipos de exercícios físicos específicos para melhorar a circulação, esse é o primeiro passo. O segundo passo seria uma prevenção através de procedimento”, comenta o angiologista e cirurgião vascular Dr. Alexander T. Daud (CRM-DF 11981).

Quando a paciente começa a observar o início das varizes, o ideal seria ir ao médico cirurgião vascular para fazer os primeiros procedimentos. Porque quanto mais varizes você deixa aparecer mais longo será o tratamento e pode ser que o resultado não seja tão adequado quanto as varizes iniciais.

Ficou alguma dúvida sobre as varizes? Marque uma consulta online para saber como está a sua saúde pela nossa plataforma Metamédico! Agende uma consulta com o Dr. Alexander Daud ou com um médico da sua preferência! Toda a nossa equipe está pronta para te atender com toda a qualidade e segurança que você merece!

Navegue entre cada post